Cuide de seu corpo para que sua alma se sinta bem

12 agosto 2018

Dieta Detox: Limpe o Corpo e Emagreça em Apenas 1 Semana.


 Dieta Detox é um Método Rápido Para a Perda de Peso e Desintoxicação do Organismo. E o Melhor: Não é Radical, Restritiva ou Cheia de Alimentos Caros e Difíceis de Encontrar. 

Dieta Detox: muito se fala nela, mas pouca gente sabe como fazer uma verdadeira desintoxicação (ou destoxificação) e perder peso no processo. Mas vamos resolver isso já.
Você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a dieta detox (DD): como ela funciona, quais os melhores protocolos, os alimentos mais recomendados, dúvidas comuns e muito mais.

 

As Origens da Dieta de Destoxificação

Dieta Detox: de onde surgiu essa ideia?
Uma das várias versões sobre como surgiu a DD é a de que o nutricionista americano, Stanley Burroughs, elaborou a Master Cleanse, onde era feita apenas a ingestão de chás, pimenta caiena e suco de limão. E daí ela evoluiu para o que chamamos hoje de dieta detox.
Outra versão, mais elaborada, conta que um grupo de nutricionistas desenvolveu um programa de destoxificação para auxiliar na perda de peso por meio de métodos que não obrigassem as pessoas a comer menos, já que o propósito era apenas limpar o organismo.
Assim, o principal objetivo não era apenas emagrecer por emagrecer, mas ajudar pessoas a adotarem uma vida mais saudável, com melhores hábitos de alimentação.
Porém as pessoas encontravam grandes dificuldades logo de início, pois essas mudanças de hábito exigiam tempo e força de vontade. Era preciso criar um plano detox!
Então, para acelerar o processo, foi criada uma dieta de ataque desintoxicante.
O objetivo dessa dieta de ataque, mais puxada e restritiva, era garantir resultados rápidos.
Estratégias mais radicais de curto prazo podem ser eficientes, pois quando vê resultados em pouco tempo, a pessoa fica empolgada para seguir no programa.
Resultados rápidos funcionam como uma bola de neve positiva, que reforça a motivação e fixa os hábitos.
No entanto, sabemos que não é nada saudável deixar o corpo desnutrido só para tentar emagrecer.
Normalmente, dietas extremas não funcionam a longo prazo, acabam levando ao efeito sanfona e comprometem a saúde das pessoas.
Assim, para evitar esses efeitos negativos, a dieta detox foi planejada para emagrecer sem deixar de suprir as necessidades nutricionais básicas do corpo, por meio de líquidos, shakes e outros alimentos ricos em nutrientes e com pouca caloria.
O que é Dieta Detox?
Dietas Detox: Como fazer?
A famosa dieta detox, ou destoxicante, é basicamente uma dieta que visa a perda de peso e a desintoxicação do corpo, expurgando impurezas e líquidos retidos.
A DD procura atingir este objetivo utilizando alimentos naturais, evitando o consumo de alimentos processados e de alto potencial alérgico, como leite de soja, laticínios, glúten, açúcar, conservantes, álcool, entre outros alimentos prejudiciais à saúde a curto e longo prazo.
Essa desintoxicação tem como objetivo limpar o intestino de todas as impurezas nele alojadas, além de fortalecer rins e fígado.
É possível notar logo no início da DD a perda de líquidos no corpo, que diminui o inchaço, reduz o peso do corpo e também as medidas.
Para realizar a dieta de desintoxicação, há diversos protocolos. Alguns,mais radicais, recomendam ingerir de início apenas líquidos, como sucos, vitaminas, água de coco etc.
Somente depois é permitido consumir alimentos mais consistentes como maçã, banana, posta de peixe, filé de frango e entre outros (nota: sempre alimentos de baixa caloria e altamente saudáveis).
Para isso, é importante conhecer bem os alimentos recomendados para montar uma dieta saudável e que proporcione os melhores resultados possíveis.
Mas a Dieta Detox Funciona Mesmo?
A dieta detox funciona mesmo?
Ainda não há muitas pesquisas científicas sobre a DD. Contudo, a base da DD (a dieta do limão, ou master cleanse) tem ótimos resultados registrados.
Falando sobre a parte nutricional, as dietas detox são bastante sólidas, de modo geral.
Por procurar diminuir alimentos farináceos (pães, bolachas, biscoitos, massas) e açúcar (refrigerantes, doces), a DD realmente consegue apresentar um efeito inicial de grande impacto e facilmente perceptível.
Ou seja, a dieta detox funciona sim e traz resultados quase imediatos!
Durante o processo de realização da DD, é normal as pessoas emagrecerem bastante. Não é só perda de gordura, já que há bastante eliminação de líquidos também.
Além disso, quando bem-feita, a DD consegue manter o corpo bem nutrido e mais saudável.

Dieta Detox de 3 Dias (e de 5, 7, 10 e 15 dias)

Existem alguns protocolos comuns de DD de curto prazo: de 3, 5, 7, 10 e 15 dias.
A dieta detox de 3 dias tem como objetivo eliminar o inchaço e a retenção de líquidos. Ela provoca uma sensível mudança no corpo, pois grande parte dos líquidos concentrados vai embora. Mesmo não sendo focada na perda de gordura, a DD de 3 dias ajuda bem na saúde corporal.
Já a DD de 5 dias, além de também eliminar o inchaço e a retenção de líquido, ela limpa a pele, aumenta a disposição e ocasiona na perda de cerca de 1 quilo.
A dieta de 10 dias também oferece a diminuição do inchaço, a eliminação de líquidos, a limpeza da pele e o aumento da disposição, mas nesse caso há a perda de cerca de 3 quilos.
Já a DD de 15 dias também oferece todos os benefícios mencionados e proporciona a perda de 6 quilos, em média.
Lista de Alimentos da Dieta Detox
Lista de alimentos detox
Entre os alimentos que devem ser consumidos na DD estão:
  • frutas
  • verduras e legumes
  • cereais integrais (arroz, aveia e quinoa)
  • chás (hibisco, verde, maça, cavalinha)
  • chia
  • ovos
  • peixes
  • óleos vegetais não refinados, como coco, azeite, linhaça.
  • vinagre de maçã
  • sal marinho
  • limão
  • gengibre
  • alimentos funcionais e saudáveis de modo geral
Para ter maior sucesso ao realizar a DD, é muito importante a consulta com um nutricionista, pois assim você poderá montar uma dieta segura que não vai prejudicar a saúde do corpo.

Benefícios da Dieta Detox
Benefícios da Dieta Detox
De modo geral, estes são os benefícios da DD:
 Perda de peso acelerada
 Eliminação de líquidos retidos no corpo
 Evitar/reduzir contaminação por metais pesados e poluentes
 Eliminar toxinas armazenadas na gordura corporal
 Maior hidratação
 Evitar alimentos processados e industrializados
 Significativa Redução de estresse
 Melhora do sono
Dentre os diversos benefícios da dieta, o estimulo para que se consuma mais alimentos saudáveis é um dos mais importantes.
Isso, na nossa opinião, é ótimo, porque a DD acaba se tornando não apenas uma dieta, mas também promove a reeducação alimentar.
Por forçar a ingestão de alimentos nutritivos e funcionais para o corpo (como verduras, frutas, legumes), a DD acaba estimulando a pessoa a aprender quais são os melhores alimentos e quais os benefícios eles trarão para a saúde e o corpo.
Assim, ela ajuda a reduzir o consumo de alimentos prejudiciais à saúde a longo ou curto prazo.
O fato de os resultados aparecerem rápido também servem de estímulo para que os praticantes da dieta acostumem-se ao consumo de alimentos saudáveis com mais facilidade.
Além disso, ao cortar abruptamente o excesso de calorias e comida “ruim”, e dar um choque no corpo com alimentos nutritivos, a dieta detox dá uma “zerada” no metabolismo prejudicado por uma uma alimentação não saudável, entupida de produtos industriais e comidas processadas.
Assim, ao ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, reduzindo o consumo de produtos industriais e açucarados, o corpo reduz os os níveis de insulina. E a redução da resistência à insulina leva a uma grande perda de peso (em gordura e água) logo nos primeiros dias de DD.
Outro benefício pouco comentado da dieta detox é que, por barrar o consumo de alimentos processados prejudiciais à saúde, ela acaba ajudando a resgatar o paladar foi afetado pela comida industrializada.
Outros benefícios pouco comuns são ajudar a melhorar o sono, a diminuir o estresse e melhorar o humor, entre outros fatores positivos.
Suco Verde Detox
Suco Verde Detox
O suco verde é uma grande opção para aqueles que adotaram a dieta detox.
Ele é tão conhecido que muitas vezes se confunde com a própria DD, tamanha sua popularidade. As pessoas acham (erroneamente) que simplesmente tomar suco verde é fazer uma desitoxicação.
O suco verde é conhecido por facilitar o emagrecimento e promover a desintoxicação do organismo, mas não substitui o processo completo de desintoxicação.
No entanto, ele pode ajudar bastante, pois é prático e muito versátil (é possível fazer milhares de receitas de suco verde detox).
Alguns dos benefícios que o suco verde oferece à saúde deve-se ao fato dele ser rico em fibras e, dessa forma, prolonga a sensação de saciedade, além de melhorar o funcionamento do intestino.
O suco verde também desintoxica o fígado, que é o órgão responsável por eliminar as toxinas do organismo.

Receita de Suco Verde Detox

Existem inúmeras receitas disponíveis para se fazer um suco verde, conforme as preferências de cada pessoa. Uma receita simples e muito boa é esta aqui:
Ingredientes
  • Três folhas de couve
  • Meia xícara de espinafre
  • Duas colheres de salsinha
  • Uma maçã
  • Um limão espremido
  • Uma colher de chá de gengibre ralado
  • Meia xícara de salsão picado
  • Dois copos de água mineral
Modo de preparo
  • Basta juntar tudo e bater.
Trata-se apenas de uma sugestão. Para fazer o suco verde de sua preferência, você pode combinar os ingredientes que quiser.
A base do suco costuma ser folhas de couve, mas pode usar também espinafre, coentro, salsão. Adicione também uma fruta cítrica, como abacaxi. Se quiser usar um pouco de gengibre também vai bem. Você poderá desenvolver sua própria receita a partir daí. Com certeza terá um ótimo suco verde.;)
SUGESTÃO para Dieta Detox de 3 Dias!
Para as pessoas que se interessam em começar uma dieta detox, é recomendado começar aos poucos, ou seja, fazer um ciclo de 3 dias, só para ver como o corpo reage.

Dia 1

No primeiro dia, durante o café da manhã, você pode começar ingerindo um suco de morango com laranja e goji berry. No lanche da manhã, uma dica é tomar água de coco com uma maçã. Já no almoço e janta, pode comer um filé de frango grelhado, com 3 colheres de sopa de arroz integral e uma salada de repolho e cenoura. É uma ótima saída para o primeiro dia de dieta. E para fechar o dia, no lanche da tarde, tome uma vitamina de mamão com leite de amêndoas e aveia.

Dia 2

No segundo dia de DD, durante o café da manhã, uma opção é tomar um suco verde de limão, gengibre e couve. No lanche da manhã, uma maçã e duas castanhas. No almoço e janta, dê preferência à uma posta de peixe cozido, com três colheres de sopa de grão de bico e uma salada de vagem, tomate e pepino. E para o lanche da tarde, vale comer uma banana amassada com uma colher de sopa de linhaça.

Dia 3

E para o terceiro e último dia de dieta detox, sugerimos uma vitamina de banana e leite de amêndoas para o café da manhã. Já no lanche da manhã, tome um chá de camomila com frutas (é um ótimo modo de dar uma forrada no estômago). No almoço e jantar opte por um filé de frango cozido com molho de tomate, três colheres de sopa de arroz integral e uma salada alface, milho e beterraba. E para fechar o dia, uma opção é tomar um suco de laranja com couve e melancia, junto com uma fatia de pão integral.
Sugestão de Receitas Detox Para Emagrecer
Receitas Detox
Engana-se quem pensa que fazer uma dieta detox requer alimentos de difícil acesso. Algumas receitas fáceis e simples de fazer podem ajudar aqueles que estão no processo de desintoxicação.
Café da manhã
Um opção de cardápio é um suco verde (água, uma folha de couve e uma maçã), um suco vermelho (200g de melancia, morango, gelo e folhas de hortelã) ou um suco rico em vitamina C (meio mamão, um maracujá, uma laranja e um limão). E para quem prefere o suco comum, essa também é uma ótima opção. Basta bater no liquidificador uma fatia de melão e 100g de amora fresca ou congelada. Além dos sucos, é possível consumir um pouco de frutas também.
Almoço
Algumas opções de refeições no almoço são: uma salada de folhas verdes, um peito de frango assado, três colheres de arroz integral, três colheres de sopa de feijão, abobrinha, cenoura e berinjela grelhadas. Ou então uma salada de folhas, quatro colheres de arroz vermelho com frango e curry. Outra boa opção é a salada de folhas com um filé de peixe com espinafre e duas colheres de sopa de purê de batata doce.
Jantar
Algumas alternativas são: sopa de abóbora, salada de folhas, omelete com brócolis, sopa de legumes ou filé de atum. Todas elas servem como a última refeição do dia e não fazem você dormir com aquela sensação de peso no estômago.
A DD é Segura? Quais São os Efeitos Colaterais?
A dieta de desintoxicação é segura?
A dieta detox tem como objetivo desintoxicar o organismo, e não necessariamente fazer o corpo perder gordura.
Entretanto, por ser uma dieta relativamente nutritiva e que restringe bem o consumo de calorias e comida industrializada, a DD consegue apresentar resultados seguros de emagrecimento em um curto período de tempo, ou seja, de 3 a 10 dias (Não passe disso sem acompanhamento de profissional sério).
Uma das maiores dificuldades das pessoas que querem começar uma dieta detox, é não saber exatamente o que comer.
Com ele você receberá receitas práticas, saudáveis e deliciosas toda semana. E o melhor: todas muito simples de serem feitas (não levam mais do que 15 minutos!)
São sugestões de cardápios completos, com lista de compras, receitas e informações nutricionais. Tudo 100% online! Não precisa nem imprimir… É só abrir seu celular no mercado ou na cozinha!
Agora você não tem mais desculpa para não começar.

Fonte: emagrecendo.info
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Pesquisar assunto no site

Matéria Recente

8 mitos e verdades sobre a alimentação vegetariana!