Cuide de seu corpo para que sua alma se sinta bem

06 agosto 2018

Os Grandes Vilões do Seu Emagrecimento e Como Vencê-los !




Vilão nº 1: Pensamentos Sabotadores

 A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Você tem uma razão para querer emagrecer. Seja por estética, saúde, bem estar, ou tudo isso junto. Você tomou uma decisão e está focada nela. Isso acontece muito no início, logo na primeira semana em que começamos a mudar nossos hábitos, e depois a tendência é ficarmos “relaxadas”. E é nesse estágio que aparecem os pensamentos sabotadores. Os pensamentos sabotadores, são capazes de te fazer perder o seu foco e prejudicar todo o seu trabalho.Eles são como uma voz falando no seu ouvido que “…só um pedacinho não vai fazer diferença…” , ou “…ninguém está olhando mesmo …”. São como uma diabinho no seu ombro te convencendo que aquilo não vai fazer diferença. Resumindo, são pensamentos que te deixa na zona de conforto e não te ajuda a tomar as atitudes necessárias para atingir o seu objetivo.

Quando isso acontecer, você precisará colocar um pensamento substituto no lugar dele, de preferência um pensamento alinhado ao seu objetivo, e que te induza a uma ação positiva.
Exemplo: O seu nutricionista te aconselhou anotar tudo o que você comer durante uma semana, para fazer um acompanhamento da sua alimentação.
Seu pensamento sabotador: “Vai dar muito trabalho fazer isso, e eu consigo lembrar de tudo o que comi. Não preciso anotar nada”.
Pensamento substituto: “Apesar de ser uma tarefa a mais no meu dia, nunca usei essa técnica e quero experimentar. Um profissional não me indicaria isso á toa”.
No começo você vai estranhar um pouco. Mas conforme você praticar esse exercício, conseguirá identificar os pensamentos sabotadores e substituí-los. Isso vai virar um hábito.
E aos poucos esses pensamentos vão desaparecendo da sua cabeça.
A prática constante desse exercício te ajudará a reprogramar a sua mente e se proteger de qualquer pensamento que possa te atrapalhar na busca pelo corpo dos seus sonhos!

Vilão nº 2: Desejo Incontrolável de Comer

Essa é uma das maiores dificuldades, pois sempre existe o desejo de muitos pelos grandes vilões, as massas e os doces.
Mas ainda bem que existem formas de controlar esses desejos. E o resultado sempre é visto, quando se tenta mudar os hábitos aos poucos, do que quando se tenta fazer uma dieta muito restritiva.
● Evitar excessos: Todos falam sobre isso. Lemos sobre controlar excessos em todos os lugares. Mas na prática ficamos em duvida de como fazer.
A grande mudança para evitar excessos, é estabelecer que se deve comer e o que foi programado durante 80% do tempo. E nos outros 20% você poderia comer sem culpa. Assim não precisaria recusar todos os convites dos amigos e família. Afinal, não é saudável se excluir de todos os eventos porque quer emagrecer.
● Diminuir as “Tentações”: Vai ser muito difícil tentar emagrecer se a sua gaveta está repleta de doces e outros alimentos impróprios. Faça com que as tentações não fiquem tão perto de você, escondendo-as, ou colocando em lugares menos acessíveis.
● Saiba Reconhecer seu Sucesso : Alegre-se, parabenize-se pelas pequenas conquistas do dia a dia. Como conseguir resistir ao segundo prato de lasanha, por exemplo. Lembre-se que vencendo várias batalhas dia a dia é que se ganha uma guerra.

Isso também vale para a sua meta de perda de peso. Perdeu 1 Kg em uma semana? Comemore. Mesmo que o seu objetivo seja perder 20 Kg. Você alcançará a sua meta através de alguns passos. Alegre-se com todos. Isso ajuda muito a manter a sua motivação.


Vilão nº 3: Não Definir uma Meta CORRETA

Tão importante quanto decidir emagrecer e melhorar sua autoestima, é definir os resultados exatos que você quer ter. Definir uma META CORRETA.
Você decidiu emagrecer, não é mesmo? Mas, quantos quilos você quer eliminar? Quais serão suas medidas (cintura, quadril, busto)?
Se você quer apenas emagrecer, você pode emagrecer 2 ou 20 Kg. 
Nos dois casos, você terá emagrecido, não é? Mas você estará satisfeita?

É aí que está o X da questão. Como dizia o Gato Risonho, em Alice no País das Maravilhas:
Alice: ” – Poderia dizer-me, por favor, que caminho devo tomar agora?Gato: ” – Depende muito de onde está querendo chegar.”
Alice: ” – Não me importo muito para onde”. 
Gato: ” – Então não importa muito que caminho irá tomar”.

Se você não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Então, nesta parte do post, quero te passar tudo o que aprendi de mais valioso sobre definição de Metas Corretas. Tudo começa quando você cria a sua meta para emagrecimento seguindo os passos a seguir: 

  Seja uma Sonhadora Consciente 
  Tenha o Controle da Situação 
  Mensure sua Meta ao Longo do Tempo 
  Especifique Muito Bem a Sua Meta 
  Não deixe de Lado o Que é Importante    

Quando você tem o objetivo de atingir uma meta, é necessário acompanha-la. Você deve mensurá-la em pequenos períodos de tempo, para que você possa realmente medir os resultados. Por exemplo, se você está com 65 Kg, e sua meta é atingir 60 Kg em 2 meses, você não pode deixar para medir seus resultados no ultimo dia. Mensurando seus resultados ao longo do tempo, você evita surpresas desagradáveis e consegue ajustar suas ações caso o resultado não seja o esperado! Ao definir a sua meta, você não pode esquecer das coisas importantes da sua vida, como, seus valores pessoais, família, amigos e coisas que te fazem bem.  Não se esqueça de manter sempre o equilíbrio. Se a sua meta de emagrecer te fará se distanciar de todas as pessoas que você ama, pense em uma maneira de equilibrar tudo isso. Não adianta cobrir um lado e deixar o outro desamparado. Você não precisa parar de frequentar os almoços em família. Você pode simplesmente fazer o seu prato e se sentar á mesa com eles, mesmo que a sua refeição seja diferente, ou ainda, comer antes e depois se juntar á eles para conversar. A sua meta precisa ter data para começar e para ser finalizada. O prazo de término irá te ajudar a não perder o foco e não se acomodar. Não tenha medo de fazer um acordo consigo mesma de chegar aos 60 Kg em 2 meses, por exemplo. Se você conseguir, vai se sentir vitoriosa, e se não atingir, com certeza vai aprender algo com isso. 

Resumindo: Para conseguir emagrecer você vai que enfrentar e vencer 3 grandes vilões: 
Pensamentos sabotadores: o segredo do emagrecimento não está apenas na alimentação e exercícios, e sim dentro de sua cabeça. Você terá que se preparar internamente e resistir aos desejos de não seguir a sua alimentação, ou não fazer os exercícios.
Desejo Incontrolável de Comer: Você não precisa levar tudo “a ferro e fogo”, mas precisa ter disciplina. Lembre-se de manter as tentações longe de você, e procure seguir  seu plano de alimentação durante 80% do seu tempo. Nos outros 20% você poderá comer o que tem vontade.
Não definir uma meta Correta: Defina uma meta correta, que seja muita clara e objetiva. Assim você terá muito mais chances de conseguir atingi-la. Lembre-se de colocar um prazo para ela!

Fonte : mulhermagradevez













Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Publicidade

Pesquisar assunto no site

Matéria Recente

8 mitos e verdades sobre a alimentação vegetariana!